Educação Física Bacharelado
Duração:
8 semestres
Período:
Noturno
Número de Vagas:
150
O curso de Bacharelado em Educação Física visa qualificar recursos humanos nas áreas de Educação Física de modo a suprir as carências do mercado de trabalho local e regional com destaque para as áreas de Atuação Profissional no Setor da Promoção da Saúde da Comunidade, com atuação respectiva em Clínicas, Clubes, Associação Esportivas e Academias. A Educação Física é concebida, no projeto da FESB, como uma área de estudo que compreende o elemento educacional e o campo profissional caracterizado pela análise, ensino e aplicação do conjunto de conhecimentos sobre o movimento humano intencional e consciente nas suas dimensões biológica, comportamental, sociocultural e corporeidade.
Objetivos:
• Estimular o desenvolvimento acadêmico e científico;
• Formar profissionais diplomados na área de Graduação em Educação Física, aptos para a inserção nas diferentes áreas de conhecimento em saúde e treinamento;
• Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência na área da atividade física;
• Abordar, contextualizar e discutir problemas, situações, e processos relacionados a comportamento motor e treinamento físico, sob o ponto de vista das variáveis fisiológicas e da aprendizagem;
• Compreender, discutir e relacionar os princípios das repostas fisiológicas do organismo, frente aos programas de atividade física em diferentes etapas da vida do ser humano;
• Compreender os princípios para formulação de programas de atividades físicas voltadas para diferentes etapas da vida do ser humano.
• Conhecer e dominar os princípios, métodos e técnicas, históricos e contemporâneos do treinamento físico;
• Conhecer e dominar os princípios fundamentais, os métodos e as técnicas de avaliação das capacidades físicas e motoras aplicadas às diferentes etapas da vida do ser humano;
• Elaborar, discutir, executar e avaliar programas de treinamentos físicos voltados a necessidades específicas nas diferentes etapas da vida do ser humano;
• Planejar, organizar, e manejar e administrar o uso da instrumentalização técnica adequada no emprego da avaliação e treinamento físico e comportamento motor;
• Planejar e organizar o espaço físico e as instalações do ambiente para à prática exercício físico.